Laudo Técnico para Reforma de Apartamento e Salas Comerciais em Edifícios

Você sabe o que é Laudo Técnico para reforma de apartamento e salas comerciais em edifícios? Após o desmoronamento de um prédio no centro do Rio de Janeiro, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) emitiu a NBR 16.280/2015, a qual passou a ter força de Lei, onde orienta o Síndico e o proprietário de Unidade Residencial em Prédio de Condomínio obter de profissional da área (engenheiro civil ou arquiteto) “Laudo Técnico de Avaliação” para reformas, com a finalidade de se abster da responsabilidade criminal, caso venha a ocorrer um acidente durante a realização da referida reforma.

Este Laudo Técnico deve ser, sempre, acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA, para engenheiros civis ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do CAU, para arquitetos.

Nota: Aplica-se, também, a proprietários de salas comerciais, em condomínio comercial.

 

Laudo técnico para auto de licença de funcionamento de baixo risco

Usualmente as Prefeituras exigem este tipo de laudo técnico para obtenção de alvará de licença.

 

Laudo Técnico de avaliação (LTA)

Este laudo técnico é exigido pela vigilância sanitária.

 

Laudo Técnico para fins diversos

Este laudo serve para avaliação preliminar de edificações, onde se verifica a estrutura bem como o estado de conservação das mesmas.

 

NOTA: Todo Laudo Técnico deve ser acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA (Conselho Regional de Engenharia)